quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O uso de tecnologia para encontrar soluções para problemas da vida urbana

Em meados desse século terá mais de mais 70% da população mundial nas cidades

         Com a grande migração da população rural para as cidades, mais problemas se acumulam ao longo dessa urbanização. Problemas como o alto número de carros necessários todos os dias para a população se deslocar, ao exemplo de cidades brasileiras, como exemplo máximo é São Paulo, onde o transporte público são ineficientes e não conseguiram ganhar a confiança da população de classe média. Mas nos temos, no Brasil, uma das cidades que mais conseguiram ter bons serviços públicos no mundo: Curitiba. 
        As estimativas são da Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os dias, cerca de 200 mil pessoas passam a morar em áreas urbanas em todo mundo. Até 2050, as cidades deverão concentrar 70% da população do planeta, índice já superado pelos países da América Latina e Caribe, regiões com maiores percentuais (80%). Tantas pessoas num mesmo lugar trazem enormes desafios, muitos deles comuns para brasileiros, mexicanos, colombianos: uma grande pressão por consumo de recursos naturais, que são finitos, e um aumento diário da demanda por serviços.
          Embora a tecnologia da informação seja uma das principais características na gestão das cidades inteligentes, especialistas, prefeitos e cientistas sociais têm defendido a necessidade de o uso dessas ferramentas promoverem ambientes colaborativos. Aparentemente simples, a proposta tem um efeito bastante significativo. Muitas soluções para os problemas locais dependem das informações que os próprios moradores têm acesso — ou podem gerar para as prefeituras — através, por exemplo, dos seus celulares, que podem gerar informações sobre o transporte público, por exemplo, e os dados podem ser usados para melhorar os serviços.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/aposta-na-tecnologia-para-encontrar-solucoes-para-vida-urbana-6919365#ixzz2JBdrql00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...