O ciume é um sentimento muito controverso. Podendo ser sentimento de posse, o que de todo não poderá ser ruim, ou podendo ser manifestação de insegurança, e ainda pode ser assimilado como manifestação do desejo, da paixão. O problema é o tamanho desse ciúme. Se muito, é ruim, incomoda, escraviza quem o sente, perturba relação, enquanto ameaça o outro, o objeto do ciúme.
Se o ciúme é pouco, pode até apimentar uma relação, e não é tido como sentimento de posse. Afinal, quem ama cuida. O sentimento de posse passa a ser percebido como cuidado, e não incomoda. Uma relação sem ciúmes pode ser percebida como o outro parceiro de forma negativa, como que não haja cuidado, e portanto o parceiro possivelmente não se sentiria amado. E por isso, muitas pessoas, inseguras de serem amadas, tendem a provocar o ciúme do parceiro, o que torna a relação um tanto perigosa, podendo afastar esse parceiro a qualquer erro de cálculo no tamanho da provocação do ciúme.
Veja o que uma ciumenta assumida revela:
"Sou ciumenta com os namorados e meu namorado também é. Mas, ao contrário de mim, ele aprendeu a se controlar.
Sonho com ele transando com outra na minha frente e fico louca de desejo. Se tentasse colocar o sonho em prática, nossa relação acabaria pois eu não suportaria o ciúme. Impossível. Me ajude a entender a razão do meu sonho. Assim, eu talvez possa me libertar de um ciúme que me incomoda demais."
A resposta de uma especialista:
Por que você fica louca de desejo quando o namorado transa no sonho com outra? O que tem isso a ver com a relação que você teve com seu pai, que era o homem da sua mãe? Impossível ouvir sua história e não pensar no complexo de Édipo, que diz respeito ao desejo sexual da criança por um dos pais, o do sexo oposto ou do mesmo sexo. Seja como for, o complexo de Édipo, que é fundamental na estruturação da personalidade, inscreve a criança num triângulo.
Se você tivesse me dado mais elementos sobre sua história, eu poderia ir mais longe, porém você não deu. Vai ter de procurar um analista e se debruçar sobre seu passado até descobrir a razão de sua fantasia e deixar de estar à mercê de seu inconsciente.
Isso posto, seu namoro pode acabar se o sonho ao qual você se refere materializar-se. Sei de um homem casado que pedia para a esposa dizer que o traía quando os dois transavam. Para satisfazê-lo, embora contrariada, ela o atendia. De repente, encontrou um outro e passou a trair o marido realmente. Não contou, porém ele descobriu, ficou morrendo de ciúme e o casamento acabou.
Uma coisa é o que acontece no plano do imaginário. Bem outra é o que acontece na realidade. Quem confunde os dois planos pode se sair mal.
Ainda bem que você está atenta.
Matéria com base na matéria da Superinteressante, assinada por Betty Milan
Nenhum comentário:
Postar um comentário