O Brasil está no topo do ranking dos países com maior biodiversidade do mundo. Riqueza que atrai grande número de turistas que preferem passar a virada de ano em contato com a natureza e longe da badalação.
Acredita-se que o ecoturismo estará entre os atrativos mais procurados durante o grande evento esportivo da Copa do Mundo de Futebol, que ocorrerá no Brasil. E o Ministério está desenvolvendo o Projeto Parques da Copa, em parceria com a Embratur, o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente. Garantindo, assim, uma estrutura adequada para receber os visitantes, durante o evento esportivo, em 27 unidades de conservação próximas às cidades sede. Também foi criado até uma lista com 88 produtos e destinos turísticos, dos quais a maioria distam até 300 km de um dos 12 palcos do Mundial.
Durante a Virada do ano os turistas terão a opção de buscar tranquilidade, em parques naturais, junto à natureza. Muitos estudantes cariocas irão passar o ano novo com um grupo de amigos na Praia do Sono, em Paraty, bem como no Ceará muitos buscam as praias, e em especial a Praia de Jericoacoara, que é um paraíso, dentro de uma Área de Proteção Ambiental.
No sul da Bahia, os destinos eleitos pelo Ministério são Prado e Caravelas, embora longe de Salvador, , cidade sede da Copa de 2014. No sul daquele Estado, teremos o distrito de Cumuruxatiba, no município de Prado, e outras opções, como o arquipélago de Abrolhos está entre as atrações do sul da Bahia.
Mergulho no arquipélago de Abrolhos está entre as
atrações do sul da Bahia. (ernie_greatoutdoors / Creative Commons)
O perfil de quem procura o reveillon tranquilo, junto à natureza, são pessoas entre 25 e 50 anos, com escolaridade de nível superior e poder aquisitivo médio ou alto. Geralmente, viajam sozinhos ou em pequenos grupos e procedem dos grandes centros urbanos. A cartilha ressalta ainda que o ecoturista importa-se mais com a singularidade da experiência e com o estado de conservação do ambiente do que com o custo da viagem. 8,2% dos turistas buscam o ecoturismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário