
Ter atitudes sustentáveis é uma questão de hábito. Mas o melhor é que dá pra fazer muita coisa para reduzir a sua pegada ecológica, causar menos impacto ao meio ambiente e, ainda, economizar dinheiro. Que tal fazer um teste e começar a repensar algumas atitudes hoje, aproveitando que é dia 1º? Fique de olho nas contas no final do mês!
Ligue a tomada na hora certa - Tirar equipamentos eletrônicos da tomada é uma atitude simples e que pode fazer grande diferença. Estima-se que cerca de 15% da conta de energia de uma casa vem do consumo de aparelhos em stand-by.
Ilumine melhor seu espaço - Troque as lâmpadas. As fluorescentes consomem menos energia que as convencionais e duram mais tempo. Isso faz com que você gaste menos – e a sua conta de luz agradece. É sempre importante lembrar, porém, que na hora do descarte elas merecem uma atenção especial, pois contêm substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo.
Dente limpo, consciência também - A economia de água na hora de escovar dentes é uma das mais simples. Basta fechar a torneiraenquanto escova, que o gasto fica em torno de 1 ou 2 litros. Caso contrário, você pode chegar a gastar até 12 litros de uma vez só.
Jogue menos água pela descarga - Alguns modelos de descarga podem chegar consumir até 15 litros de água, mais do que o dobrodeterminado pelas normas técnicas, que são 6 litros. O ideal é dar preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas. Outra opção é poupar algumas descargas fazendo xixi no banho, como sugere a campanha da SOS Mata Atlântica.
Ar condicionado: amenize o uso - Evite usá-lo por muitas horas seguidas. O uso ininterrupto muitas vezes é apenas um hábito que pode ser mudado sem grandes esforços. Se você dorme com ele ligado a noite inteira, experimente ajustar o timer, que programa o desligamento após algum tempo.
Tome banho consciente - Procure tomar banhos mais curtos. Ao sair do banho um minuto antes do normal, você poupa de 3 a 6 litros de água, o que representa um grande volume somando o gasto de um período longo, como um ano inteiro.
Acumule menos louça - Em casa não faz sentido usar copos, pratos ou talheres descartáveis. Mesmo usando copos de vidro, evite pegar um limpo cada vez que for beber alguma coisa. Isso também ajuda a economizar na conta de água.
Óleo e pia não combinam - Um litro de óleo descartado incorretamente polui até 25 mil litros de água, pode entupir tubulações e encarece os processos de tratamento de água. Procure armazená-lo em garrafas e fazer a destinação correta.
Faça a sua coleta - Mantenha duas lixeiras na sua casa: uma para o lixo orgânico e outra para os recicláveis. Reciclar e reaproveitar são sempre boas ideias e ajudam você a repensar prioridades e práticas de consumo.
Fonte: Superinteresante
Nenhum comentário:
Postar um comentário