domingo, 18 de setembro de 2011

Planeta com dois sóis é descoberto pela Nasa

        Um planeta com dois sóis foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa (agência espacial americana), segundo estudos publicados na última quinta-feira (15) pela revista americana "Science". 
O novo astro, com dois sóis, descoberto pelo telescópio Kepler
Foto: NASA
      O  par de estrelas está a cerca de 200 anos luz de distância da Terra e o planeta que as orbita foi nomeado Kepler-16b. 
    A descoberta evoca a saga Guerra nas Estrelas, onde o personagem protagonista, Luke Skywalker, cresce em um planeta com dois sóis, o famoso Tatooine. 
     
       As condições climáticas de Kepler-16b, porém, em nada se parecem com o deserto ensolarado de Tatooine. Trata-se de um lugar frio e gasoso,com temparaturas que chegam a -100 ºC. Provavelmente incapaz de abrigar vida, dizem os atrônomos."Kepler-16b é o primeiro exemplo de planeta circumbinário - que orbita não uma, mas duas estrelas - de existência confirmada", disse o astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, Josh Carter, um dos autores da descoberta.
         "Mais uma vez, descobrimos que nosso sistema solar é apenas um exemplo da diversidade de sistemas planetários que a natureza pode criar", diz ele em comunicado.
        Lançada em 2010, a missão Kepler tem como objetivo encontrar planetas fora de nosso sistema solar – principalmente os que possam reunir condições para o desenvolvimento da vida. Sistemas planetários inteiros já foram detectados pelo projeto, além de vários ‘’candidados’’a planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...