segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Maior barco do mundo movido a energia solar chega a Hong Kong


    O barco da foto parece meio fora do convencional? E é mesmo. Desde 2010, o PlanetSolarnavega pelo mundo movido a energia solar. Construído na Alemanha em 1 ano e 2 meses, ele “impressiona pelas dimensões, mas é limpo e silencioso”, segundo os responsáveis pelo projeto.
    Os painéis solares podem chegar a ocupar um total de 537 metros quadrados (alguns são removíveis). O tamanho e a forma do barco foram pesquisados em função da rota escolhida para a navegação e levaram em conta parâmetros como propulsão, design do painel solar, armazenamento de energia e uso de materiais. A intenção da equipe, que envolve profissionais de vários países, é demonstrar que a navegação via energia solar pode ser feita de formas inovadoras com tecnologias que já existem.
    Um dos principais desafios da expedição está no planejamento e gestão da energia – ou seja, não usar mais do que é provido pela luz solar. Mesmo assim, é possível navegar sem insolação direta, já que há uma bateria para armazenar energia. Segundo eles, a tecnologia só faz sentido se tiver um preço competitivo. “Por isso, usamos principalmente materiais e tecnologia disponíveis hoje com potencial para produção em larga escala.”
    A “volta ao mundo” do barco foi planejada com escalas em grandes cidades como Miami, Cancun, Brisbane e Xangai, para que o projeto fique em exposição e funcione como uma “plataforma” para promover o uso de energia renováveis. Nestas cidades, há programação com visitas ao barco e informações sobre os processos e a tecnologia para todos os “níveis” de conhecimento. Também são feitas apresentações e palestras para grupos específicos e autoridades locais.
    Atualmente, o barco está em Hong Kong – depois de atravessar o mar da China durante seis dias e com grandes dificuldades devido às condições meteorológicas. O PlanetSolar começou a jornada em Mônaco em 2010 e tem previsão de término em maio de 2012.

Fonte: Superinsterssante (Lydia Cintra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...